Tudo sobre Acne: Causas, Tipos, Sintomas e Tratamento

A acne é uma condição cutânea caraterística, principalmente, da pele oleosa, que faz com que as glândulas sebáceas produzam sebo em excesso. É uma doença de pele muito comum durante a adolescência, mas que pode manifestar-se em pessoas de qualquer idade. Embora não seja grave, pode ter um impacto psicológico importante, principalmente na autoestima da pessoa afetada.

Causas da Acne

A acne afeta principalmente a face, pescoço, costas, peito e ombros, já que estas são as áreas que concentram um maior número de glândulas sebáceas. É uma condição de pele comum que ocorre quando os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele mortas.

O acne pode ser provocado devido a:

Alterações Hormonais
As mudanças hormonais desempenham um papel importante no desenvolvimento do acne. Isso é especialmente evidente durante a adolescência, nas raparigas e mulheres 2 a 7 dias antes do período menstrual e na gravidez;

Genética
A predisposição genética também pode ser um fator importante de acne. Se os pais ou outros parentes têm acne, isso pode influenciar a probabilidade e a severidade das crises de acne;

Causas Ambientais
A exposição à poluição e a acumulação destas impurezas promove o crescimento bacteriano, que podem afetar a pele, obstruir os poros e provocar o aparecimento de borbulhas. Daí a importância de limpar o rosto no fim de cada dia;

Outras doenças
O risco aumentado de desenvolvimento de acne e da sua gravidade pode estar associado a outras patologias, como doenças endocrinológicas, das quais são exemplo o síndrome do ovário poliquístico e formas de hipercortisolismo;

Medicamentos
Vários medicamentos utilizados no tratamento de outras doenças são indutores de erupções acneiformes.

Tipos e Sintomas

A acne pode manifestar-se de diferentes formas, que se classificam de acordo com o tipo, predomínio e localização das lesões. Alguns dos tipos de acne mais comuns são:

Acne Vulgar: o tipo mais comum de acne e que pode variar de leve a grave.

Acne Conglobata: forma grave de acne nodular que ocorre sobretudo em jovens do sexo masculino; envolve nódulos grandes e podem causar cicatrizes graves.

Acne Fulminante: um tipo de acne ulcerativo, que pode se desenvolver de repente e envolver febre e o aparecimento de abscessos.

Acne Neonatal: este tipo de acne ocorre em recém-nascidos, geralmente é leve e desaparece sem necessidade de tratamento.

Acne da Infância: tipo que persiste após o período neonatal ou aparece entre o terceiro e sexto mês de vida até aos 4 anos.

Acne Escoriada: caracteriza-se por lesões relativamente discretas de acne, sobretudo mulheres, com distúrbios emocionais.

Acne Mecânica: é causada pelo atrito constante da pele devido ao uso de roupas muito justas ao corpo, irritação ou obstrução da pele.

Acne Cosmética: tem como causa principal o uso de cosméticos e é mais frequente em mulheres dos 20 aos 40 anos.

Acne Ocupacional: relacionado com as substâncias com as quais alguns trabalhadores têm contato no seu dia a dia laboral.

Os sintomas mais comuns de acne são as lesões não inflamatórias, os vulgares pontos de cabeça branca ou negra (comedões), que resultam do preenchimento dos folículos pilosos por gordura, células e bactérias.
As lesões inflamatórias correspondem às borbulhas (pápulas), mais salientes, vermelhas e dolorosas, dada a presença de infeção no folículo piloso.
Nos casos mais graves de acne, formam-se lesões de maior dimensão, que podem originar cicatrizes permanentes, como pústulas, nódulos ou quistos.

Tratamento

O tratamento da acne baseia-se na redução na produção de gordura, na aceleração da renovação das células da pele, no controlo da infeção e na redução da infeção.
Alguns exemplos de opções terapêuticas passam por loções - que reduzem a produção de gordura, destroem as bactérias e promovem a eliminação das células cutâneas mortas - medicamentos, contracetivos orais, tratamento com laser ou fototerapia, entre outros.
O tratamento da acne pode variar de acordo com o tipo e a gravidade da condição, por isso consultar um dermatologista é fundamental, para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Na Farmácia Silveira encontra soluções práticas e de confiança para toda a família. Os nossos farmacêuticos podem esclarecer qualquer dúvida sobre loções e cremes para ajudar a combater a acne, medicação recomendada, bem como ajudar na sua rotina de limpeza, higiene e tratamento. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa.