Sintomas da Menopausa: Como Atenuar os Efeitos?

Os sintomas da menopausa e o final dos ciclos menstruais podem decorrer durante anos. Nem todas as mulheres experimentam os mesmos efeitos, nem com a mesma intensidade, mas um estilo de vida adequado pode ajudar a atenuar os incómodos da menopausa. Saiba mais sobre o que fazer perante os sintomas.

Principais Sintomas da Menopausa

A menopausa é uma fase natural na vida de uma mulher que marca o fim da menstruação e da capacidade reprodutiva. Ocorre devido a mudanças hormonais no corpo e é geralmente definida quando uma mulher não tem menstruação por um período consecutivo de 12 meses. No mundo ocidental, a idade média da menopausa é de 51 anos, podendo ocorrer entre os 40 e os 58 anos. Existem casos de menopausa precoce, perto dos 30 anos, e outros mais tardios, por volta dos 60 anos. Na população portuguesa, calcula-se que a idade média da menopausa espontânea ocorra aos 48 anos.

Os sintomas da menopausa resultam de mudanças hormonais, particularmente devido à diminuição dos níveis de estrogénio. Alguns dos sintomas mais comuns da menopausa incluem:

Irregularidades Menstruais
Antes da menopausa, as menstruações podem tornar-se irregulares em termos de duração e frequência.

Afrontamentos e Suores
Afetam cerca de 60% a 80% das mulheres e manifestam-se como uma sensação súbita e intensa de calor, principalmente na metade superior do corpo, e que podem ocorrer várias vezes durante o dia e à noite. Pode estar associado também a um aumento da frequência e vertigens.

Dificuldade em Adormecer
Outro sintoma passa pela dificuldade em adormecer, insónias ou manter a continuidade do sono.

Secura Vaginal
Secura vaginal que pode provocar irritação e dores durante o sexo. Pode existir ainda a tendência para infeções urinárias. Este quadro pode reduzir a libido e afetar a vida sexual da mulher.

Alterações de Humor e Memória
Algumas mulheres apresentam maiores flutuações emocionais, irritabilidade ou ansiedade. Existem também casos de dificuldade de concentração e lapsos de memória.

Osteoporose
A diminuição dos níveis de estrogénio durante a menopausa pode aumentar o risco de perda óssea, levando à osteoporose.

Controlar os Sintomas

Reforçar hábitos saudáveis ou adquirir novos comportamentos pode ser muito importante para enfrentar esta nova fase da vida da mulher. Os conselhos práticos para atenuar os efeitos da menopausa passam por:

- Adotar uma dieta rica em frutas e vegetais;
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio e em vitamina D;
- Expor o corpo a 15 minutos por dia de exposição solar;
- Moderar a ingestão de sal e proteínas;
- Reduzir o consumo de álcool e café;
- Manter um estilo de vida ativo e praticar desporto;
- Utilizar lubrificantes à base de água para reduzir o desconforto vaginal;
- Deixar de fumar.

Estas medidas, além de aumentar o seu bem-estar no imediato, estará a reduzir o risco geral de problemas de saúde no futuro. A melhor abordagem para atenuar os efeitos da menopausa pode variar de pessoa para pessoa. E para isso é fundamental discutir os sintomas e preocupações com um profissional de saúde para desenvolver um plano de tratamento adequado às suas necessidades individuais.

Na Farmácia Silveira encontra soluções práticas e de confiança para si e para toda a família. Os nossos farmacêuticos podem esclarecer qualquer dúvida sobre a medicação recomendada, em todos os momentos da sua vida. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa.