Infeções Respiratórias: Sintomas e Tratamento

As infeções respiratórias são doenças causadas por vírus, bactérias, fungos ou outros microrganismos, que afetam o sistema respiratório humano. Essas infeções podem variar em gravidade, desde condições leves, como uma constipação comum, até doenças mais graves, como a pneumonia. Em Portugal, estima-se que ocorram anualmente, mais de 800 mil casos de infeções respiratórias, 150 mil das quais são pneumonias.

Sintomas de Infeções Respiratórias

As infeções respiratórias podem afetar diferentes partes do sistema respiratório, incluindo o nariz, a garganta, a laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões. Os sintomas variam dependendo do tipo de infeção e da parte do sistema respiratório afetada. Mas geralmente incluem tosse, congestão e corrimento nasal, dor de garganta e no corpo, fadiga e febre. Em casos mais graves e urgentes podem ocorrer dificuldades respiratórias, tonturas ou alterações da consciência.

Causas, Tratamento e Prevenção

• As infeções respiratórias podem ser transmitidas de pessoa para pessoa através do ar que respiramos, através do contato com secreções corporais de uma pessoa infetada ou contato direto com superfícies contaminadas.

• O tratamento das infeções respiratórias pode variar de acordo com o agente causador e a gravidade da doença. Para as infeções causadas por vírus, podem ser úteis analgésicos, descongestionantes nasais ou remédios para a tosse. No caso das bactérias, existem diversas classes de antibióticos que devem ser sempre tomados por indicação médica.

• E como medidas preventivas, a manutenção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico, não fumar, entre outros aspetos, é essencial na sua prevenção. Assim como lavar as mãos regularmente, evitar o contato próximo com pessoas doentes e manter-se atualizado com as vacinações recomendadas, podem ajudar a reduzir o risco de contrair infeções respiratórias.

Nas Farmácias Silveira pode contar com uma equipa de farmacêuticos sempre pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre a medicação recomendada. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa!