Alergias na Primavera: o que Fazer e Como Prevenir

Com a chegada da primavera, muitos celebram o florescer da natureza e a chegada do clima mais ameno. No entanto, para milhões de pessoas em todo o mundo, esta estação do ano traz também consigo um aumento significativo dos sintomas alérgicos. As alergias na primavera, muitas vezes desencadeadas pelos pólenes e pós, afetam a qualidade de vida de inúmeras pessoas a cada ano. Em Portugal, as doenças alérgicas afetam perto de um terço da população: cerca de 25% dos portugueses tem rinite alérgica e cerca de 7% tem asma. Por isso, compreender as causas e os sintomas dessas alergias sazonais e saber como prevenir é fundamental para lidar com os seus efeitos e desfrutar plenamente da estação.

O que são Alergias e Quais os Seus Sintomas?

As alergias são uma resposta exagerada do organismo a um determinado estímulo ou substância. São mais frequentes quando existe uma tendência familiar, mas o meio ambiente tem cada vez mais impacto no desenvolvimento de casos alérgicos.

Os alergénios mais comuns para o aparelho respiratório são os pólenes, ácaros e fungos. Mas também podem surgir reações alérgicas a medicamentos, a picadas de insetos ou a alimentos. As alergias predominantes são a rinite, a asma ou o eczema.

Apesar de existirem alergias durante todo o ano, com a chegada da Primavera, existe uma maior circulação de pólenes e fungos no ambiente exterior que estimulam os sintomas de alergias, nomeadamente:

• Comichão no nariz ou em locais como a orofaringe, o palato e até os ouvidos;
• Espirros;
• Pingo no nariz;
• Congestão nasal;
• Tosse;
• Comichão geral no corpo;
• Olhos vermelhos, lacrimejo, comichão e inchaço;
• Dificuldade em respirar.

Como Prevenir Alergias na Primavera?

Fique com algumas estratégias para prevenir as alergias especificamente nesta época do ano:

1. Aspire a casa com frequência para reduzir a presença de pólen e evite abrir as janelas de casa, sobretudo nos dias mais quentes, secos e ventosos;
2. Reduza os elementos em casa que possam armazenar pó, como estantes ou prateleiras, tapetes, cortinados, mantas ou almofadas;
3. Certifique-se que os filtros do ar condicionado são trocados regularmente;
4. Se puder, evite ter animais em casa, principalmente no quarto;
5. Não tenha flores em casa;
6. Limite o tempo ao ar livre, especialmente de manhã e em dias ventosos, quando a concentração de pólen no ar é maior;
7. Use óculos quando está no exterior para proteger os olhos em dias de maior vento;
8. Evite zonas de fumadores, porque o fumo do tabaco pode provocar crises de alergia;
9. Aplique vaselina ao redor das narinas para evitar a entrada de pólen;
10. Siga os conselhos do seu médico assistente para prevenção e tratamento eficaz das alergias.

Existem várias soluções farmacológicas contra as alergias. Por isso, é fundamental ter em casa os medicamentos habituais para tratar crises alérgicas imediatamente. Além disso, o médico pode recomendar medicamentos preventivos a serem tomados antes da temporada de pólen, evitando sintomas significativos. Por último, outra opção são as vacinas antialérgicas, que fazem parte de um tratamento individualizado e prolongado, ajudando o organismo a desenvolver defesas específicas contra os alérgenos.

Nas Farmácias Silveira pode contar com uma equipa de farmacêuticos sempre pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre a medicação recomendada. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa!