Reduza os Riscos de Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em todo o mundo. E embora existam fatores de risco que não se podem alterar - como o histórico familiar, o sexo ou a idade - existem hábitos que pode assumir no seu dia a dia e que podem reduzir o risco de doença cardíaca.

6 Conselhos para Melhorar a Saúde do seu Coração

Adotar uma dieta equilibrada

Faça uma dieta equilibrada que inclua frutas, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. É importante limitar a ingestão de gorduras saturadas e trans e alimentos com açúcares adicionados. Reduza ainda o consumo de sal e faça uma ingestão moderada de bebidas alcoólicas.

Realizar exercício físico regular

A atividade física regular e diária pode reduzir o risco de doença cardíaca. Para além disso, ajuda a controlar o peso e reduz as hipóteses de desenvolver outras doenças que podem afetar o coração, como a tensão arterial alta, o colesterol elevado e a diabetes.

Tente adequar as atividades à sua condição física. E pouco a pouco aumente o nível dos exercícios. Mas pelo menos deve fazer:

• 150 minutos por semana de exercício aeróbico moderado, como caminhar a um ritmo acelerado;
• 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa, como correr, andar de bicicleta, nadar ou dançar;
• Duas ou mais sessões de treino de força por semana.

Manter um peso saudável

O excesso de peso aumenta o risco de doença cardíaca. Tenha em conta o seu índice de massa corporal (IMC), que através da altura e do peso determina qual o peso adequado para cada pessoa. Um IMC igual ou superior a 25 é considerado excesso de peso e está geralmente associado a colesterol e tensão arterial mais elevados e a um risco acrescido de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

O perímetro da cintura também pode ser uma ferramenta útil para medir a quantidade de gordura na barriga. A gordura abdominal aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde associados à obesidade como a diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Tenha em atenção:

• Se for igual ou superior a 80 centímetros na mulher e igual ou superior a 94 centímetros no homem corresponde a um risco metabólico elevado;
• Caso seja igual ou superior a 88 centímetros na mulher e igual ou superior a 102 centímetros no homem corresponde a um risco metabólico muito elevado.

Evitar o tabaco

O tabagismo é um importante fator de risco para as doenças cardíacas. Se fuma, deixar de fumar é a melhor decisão que pode tomar pela saúde do seu coração. Procure o apoio de profissionais de saúde, participe em programas de cessação tabágica e, se necessário, considere a utilização de terapias de substituição da nicotina.

Controlar o stress

O stress crónico pode contribuir para o risco de doenças cardiovasculares. Encontre formas saudáveis de gerir o stress, como praticar técnicas de relaxamento – respiração profunda, meditação ou ioga – passar tempo com pessoas que gosta, realizar atividades prazerosas nos seus tempos livres ou procure o apoio de um profissional de saúde mental.

Realizar check-up regulares

Marque consultas de rotina saúde para monitorizar a sua tensão arterial, níveis de colesterol, açúcar no sangue e saúde cardiovascular geral.

Precisa de ajuda?

Na Farmácia Silveira encontra soluções práticas e de confiança para toda a família. Os nossos farmacêuticos podem esclarecer qualquer dúvida sobre a medicação recomendada, bem como ajudar na sua rotina de medição dos níveis de colesterol, IMC, pressão arterial, entre outros. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa.