Gripe e Constipação: Como Distinguir

Os sintomas da gripe e da constipação são muitas vezes motivo de confusão. Apesar de serem ambas de origem viral, cada uma destas doenças manifesta-se de maneira distinta e devem seguir tratamentos diferentes. Saiba como avaliar e como atuar eficazmente contra os seus sintomas.

Avaliação dos Sintomas

A gripe e a constipação têm sintomas comuns como o mal-estar, temperatura elevada ou dores no corpo. Mas a intensidade e a evolução da doença são diferentes. Aqui ficam alguns pontos de diferenciação entre gripe e constipação.

Gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza e que afeta especialmente as vias respiratórias. A transmissão ocorre através da tosse ou espirros de pessoas infetadas, ou pelo contato direto com essas gotículas ou secreções.

As principais manifestações da gripe são:

- Febre elevada (muitas vezes acima de 39 graus);
- Tosse seca e dolorosa no início;
- Dores de cabeça fortes;
- Dores musculares e nos membros;
- Cansaço abrupto;
- Tem uma duração média de cerca de 7 a 14 dias (às vezes a recuperação completa demora algumas semanas).

A melhor forma de prevenção desta doença é a vacinação, realizada de preferência em outubro e novembro, uma vez que a gripe tem uma incidência maior entre os meses de novembro e março. Contudo, existem pequenos gestos do dia a dia que também ajudam na diminuição do risco de contágio como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos ou quando tossir ou espirrar utilizar um lenço ou o antebraço para tapar a zona da boca.

Os grupos que têm um risco superior de ter complicações são as pessoas com mais de 65 anos; quem sobre de doenças crónicas dos pulmões, coração, fígado ou rins; diabéticos; e outras patologias que reduzam a resistência às infeções.

Para o alívio dos sintomas recomenda-se o repouso, hidratação e a toma de paracetamol para o controlo da febre. Na persistência dos sintomas de gripe deve procurar avaliação médica.

Constipação

Trata-se igualmente de uma infeção das vias respiratórias superiores provocadas por um vírus, mas, normalmente, mais ligeira. A sua transmissão ocorre também pelo contacto com secreções de pessoas doentes, que depois são transportadas pelas mãos até à boca, nariz ou olhos. Os grupos mais suscetíveis às constipações são as crianças, os fumadores e os doentes respiratórios crónicos.

Estes são os principais sintomas da constipação:

- Febre ligeira (temperatura até aos 38 graus);
- Espirros, nariz entupido e corrimento nasal;
- Comichão ou vermelhidão no nariz;
- Diminuição ou perda do olfato e paladar;
- Dores de garganta no início;
- Possíveis dores de cabeça e no corpo;
- Sensação de fraqueza física;
- Tem uma duração média de sete a nove dias.

Os sintomas melhoram com descanso, a utilização de soro fisiológico para aliviar a obstrução nasal, a toma de anti-histamínico e paracetamol. Aconselha-se igualmente recorrer ao médico se os sintomas persistirem.

Nas Farmácias Silveira pode contar com uma equipa de farmacêuticos sempre pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre a medicação recomendada. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa!