Fungos: o que são e como tratá-los?

Os fungos são micro-organismos atualmente agrupados num reino próprio, não sendo considerados animais ou plantas. Este grupo inclui organismos diversos, que vivem em quase todos os ambientes terrestres e apresentam uma grande variação de formas e tamanhos. Podem ser desde fungos microscópicos, formados por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os cogumelos.

Alguns fungos causam infeções nas pessoas:

• Uma vez que os esporos fúngicos estão muitas vezes presentes no ar ou no solo, as infeções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele;As infeções fúngicas são raramente graves, a menos que o sistema imunitário esteja enfraquecido, geralmente por medicamentos ou distúrbios clínicos;
• As infeções fúngicas geralmente progridem lentamente;
• Os medicamentos antifúngicos podem ser aplicados diretamente no local infetado ou, se a infeção for séria, administrados por via oral ou injetados.

Como se reproduzem e atacam?

Os fungos reproduzem-se ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infeções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Da ampla variedade de esporos que se depositam na pele ou que são inalados pelos pulmões, a maioria dos tipos não causa infeção. Alguns tipos causam infeção sobretudo em casos especiais, como pessoas com o sistema imunitário enfraquecido, com alguns tipos de dispositivos médicos dentro do organismo ou doentes sujeitos a quimioterapia, a medicamentos que suprimem o sistema imunitário (imunossupressores) ou a procedimentos médicos de terapia intensiva.

Como se faz o tratamento das infeções fúngicas comuns?

Com medicamentos antifúngicos, disponíveis em farmácia. Há diversos fármacos disponíveis que são eficazes contra as infeções fúngicas, mas a estrutura e a composição química dos fungos faz com que, por vezes, sejam difíceis de destruir.

Os medicamentos antifúngicos podem ser aplicados diretamente sobre a infeção fúngica da pele ou de outra superfície, como as unhas, a vagina ou o interior da boca. Os medicamentos antifúngicos podem ser igualmente administrados por via oral ou ser injetados quando é necessário tratar infeções mais sérias. Para infeções graves, é necessário acompanhamento médico e um tratamento de vários meses.

As infeções fúngicas mais recorrentes são:

• Micoses nas unhas (Onicomicoses):

As micoses são infeções que atingem a pele, unhas e cabelo, causadas por fungos: estes microrganismos alimentam-se de células e sobrevivem em ambientes fechados, quentes e húmidos. As micoses do pé mais comuns são o pé-de-atleta e as micoses das unhas.

Os fungos nas unhas são, muitas vezes um tipo de infeção que é ignorada durante anos pois, apesar da presença de um pequeno ponto branco ou amarelo (a unha pode ficar descolorada, mais espessa, quebradiça e deformada) por baixo da unha, a infeção pode estar presente sem causar dores. Os ambientes húmidos são propícios ao desenvolvimento de infeções causadas por fungos, de elevado grau de contágio. É importante redobrar os cuidados, sempre que chega a época da piscina e da praia.

• Candidíase Vaginal:

O tratamento da candidíase vaginal é recomendado a mulheres e parceiros que também tenham sintomas e é feito com medicamentos antifúngicos, disponíveis na farmácia, sob a forma de creme, comprimido vaginal, óvulo ou por via oral. Os cremes, aplicados externamente, ajudam a acalmar sintomas como, por exemplo, ardor e comichão. Não é uma infeção sexualmente transmissível.

Estes problemas causam desconforto a quem os tem e podem ser tratados com diversos produtos. O seu farmacêutico pode acompanhar o seu caso, aconselhá-lo e apoiá-lo em qualquer questão, necessidade de adaptação ou dúvida na interpretação da prescrição médica. As Farmácias Silveira estão inteiramente ao seu dispor, sempre e quando mais precisa.