Boas Práticas para uma Boa Saúde Oral

Uma higiene oral adequada é essencial para manter dentes e gengivas saudáveis. As boas práticas incluem a escovagem diária, a utilização de fio dentário e a consulta regular com o seu dentista para exames e limpezas dentárias. Cuidar e prevenir é a melhor forma de manter o seu sorriso e uma saúde oral duradoura.

A Importância da Saúde Oral

Cuidar da higiene da sua boa e dentes pode evitar inúmeros problemas tais como mau hálito, tártaro, cáries, gengivites, periodontite ou cancro oral. Contudo, a saúde oral está também ligada à saúde de todo o corpo – a proliferação de bactérias na região bucal pode aumentar o risco de outros problemas de saúde, como doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais. Por isso, manter os seus dentes e gengivas saudáveis é uma parte importante da sua saúde total a longo prazo.

Sangramento das gengivas, mau hálito constante, dores de dentes ou recessão gengival são apenas alguns dos sinais mais comuns que indicam que não cuida adequadamente da sua saúde oral.

Em Portugal, apenas 25% das pessoas vão ao dentista em caso de urgência; quase metade da população (48,6%) tem falta de dentes naturais que não são substituídos; 66,7% das crianças com menos de 6 anos nunca visitaram o médico dentista. Uma tendência que deve ser revertida para reduzir os problemas dentários entre a população.

Dicas de Saúde Oral

• Lave os dentes pelo menos duas vezes por dia, durante cerca de dois minutos. Certifique-se que escova todas as superfícies dos dentes, utilize uma escova de dentes macia e uma pasta de dentes com flúor;
• Use fio dentário uma vez por dia para limpar os espaços entre os dentes que a escovagem normal não alcança;
• Escove a língua para evitar a proliferação de bactérias, combater o mau hálito e melhorar o paladar;
• Utilize um elixir antibacteriano: ajuda a eliminar as bactérias nocivas e reduz a acumulação de placa bacteriana;
• Evite fumar cigarros ou outros produtos derivados do tabaco: o tabagismo é uma das principais causas de doenças gengivais e cancro oral;
• Tenha uma dieta saudável e limite os alimentos e bebidas açucaradas;
• Substitua a sua escova de dentes a cada três ou quatro meses, ou mesmo antes se existirem sinais de que a sua escova de dentes está desgastada;
• Visite regularmente o seu dentista já que os exames e as limpezas de rotina são essenciais para uma boa saúde oral. Normalmente, recomenda-se marcar consulta de seis em seis meses.

Na Farmácia Silveira encontra soluções práticas e de confiança para toda a família. Os nossos farmacêuticos podem esclarecer qualquer dúvida sobre a medicação recomendada, bem como ajudar na sua rotina de limpeza, higiene e tratamento. Estamos ao seu dispor, sempre e quando mais precisa.